Manipulação de Strings Python

Imagem de uma sequência

As Strings são um tipo de dados muito comum entre as linguagens, eu particularmente não consigo enxergar um motivo pelo qual uma linguagem de programação não faça uso desse tipo e as linguagens que já tive contato, todas implementam esse cara.

Neste post vamos conhecer alguns métodos que Python disponibiliza quando a questão é Strings, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Só para relembrar o conceito, String é uma sequência de caracteres, geralmente ela vem entre aspas.

>>> "eu sou uma string".capitalize()

Partindo do pressuposto que você esteja numa sessão interativa do Python, o resultado dessa chamada é tornar a primeira letra em maiúscula.

>>> "eu sou uma string".upper()

A chamada ao método upper() vai transformar a string toda em maiúscula.

>>> "EU SOU UMA STRING".lower()

O código acima vai fazer o inverso do seu antecessor, transformará a string em minúscula.

>>> "eu sou uma string".startswith("e")

Basicamente o método startswith() pergunta à string se ela começa com a letra "e" em minúscula, o retorno desse método é sempre um Boolean, ou seja, True ou False, no exemplo anterior vai ser retornado Verdadeiro/True, se trocar a letra "e" em minúscula por "E" em maiúscula, o retorno deverá ser Falso/False ou se trocar por qualquer outra letra.

>>> "eu sou uma string".endswith("g")

Bom, para entender o método endswith(), vide explicação anterior, a única diferença é que agora ele pergunta se está terminando com a letra passada como parâmetro, mas o comportamento é exatamente o mesmo.

>>> "eu sou uma string".split()

Se o método split() for chamado sem nenhum parâmetro, usará os espaços como ponto de partida e quebrará sua string em uma lista de strings. Caso não saiba ou não está lembrado das listas em Python, leia aqui um post bem legal sobre isso.

>>> "DJANGO PRO".isupper()

O retorno da chamada anterior será True, pois esse método verifica se a string em questão está em maiúscula.

>>> "django pro".islower()

Vide explicação anterior, só que esse verifica se a string está minúscula.

Bom, gostaria de ficar aqui escrevendo mais sobre as Strings em Python, mas esses objetos tem bastante coisa, sugiro você dá uma explorada lendo a documentação e no terminal interativo realizar alguns testes, certamente será bem proveitoso.

No mais, obrigado pela companhia, espero que você tenha gostado do post, comente, compartilhe e ajude outras pessoas com o conhecimento que acabou de adquirir!

Um beijo no seu coração e que Deus te abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *