Raiz quadrada em Python

Raiz Quadrada

Python disponibiliza várias maneiras de calcular a raiz quadrada de um número, neste post quero demonstrar algumas e como tudo no Python, certamente você se surpreenderá, pois é muito simples e direta a forma de se fazer isso com essa linguagem.

O que é raiz quadrada?

Na matemática, a raiz quadrada de um número X é um número único e não negativo que, quando multiplicado por si próprio, se iguala a X. 🙄

Eu sei, eu sei, também fiquei confuso, tirei esse conceito da Wikipédia, vai lá e dar uma aprofundada no assunto! 😉

Na prática, a raiz quadrada de um número é simplesmente ele elevado a segunda potência ou ele vezes ele mesmo. Ficou melhor assim?

Como calcular a raiz quadrada em Python?

Como disse no início da conversa, é possível fazer isso de diversas maneiras e aqui vou mostrar três forma de como podemos achar o resultado que queremos utilizando a Linguagem Python.

import math
math.sqrt(9)
3.0

A segunda forma de fazer é utilizando o método pow(), também disponível no módulo math. Porém, existem outras possibilidades, mostrarei a seguir! 😎

import math
math.pow(3, 2)
9.0

A leitura que podemos fazer do código acima é que pow() eleve 3 a (segunda) potência. Então, ele recebe dois números, sendo que o primeiro será elevado ao segundo número fornecido!

Só que Python, astuta como ela é, fornece também uma função builtin com esse mesmo nome, basicamente ela tem o mesmo comportamento, elevar o primeiro número ao segundo, quando utilizada dessa forma, passando apenas dois números como parâmetro. Se for fornecido um terceiro número, ela faz o cálculo prometido e devolve o módulo, ou seja, o resto da divisão. Show me the code!

pow(3, 2) # Operação esperada, eleva 3 a segunda potência.
9
pow(3, 2, 2) # Eleva 3 a segunda potência que como resultado terá 9, depois faz 9 % 2.
1
# Na segunda forma de uso é o mesmo que:
3 ** 2 % 2

Uma coisa importante a ser dita aqui é que, utilizando a função a pow() do módulo math, você não consegue fazer o módulo e os números passados para ela são convertidos em floats, por isso o resultado é sempre um float! Perceberam isso?

Enquanto que na função builtin, você tem a possibilidade de encontrar o resto da divisão, que é o módulo e também não é feita a conversão de inteiros para float.

Bom, para finalizar e também só para constar, pois acabei demonstrando a terceira forma no código acima. Mas vamos a ela!

3 ** 2
9
# Ou
5 ** 2
25

Pronto, para encontrar a raiz quadrada de uma forma bem direta, basta usar o operador de exponenciação, que no Python só precisa usar o * duas vezes seguida. Utilizando o operador não é feita a conversão para floats também!

Se chegou aqui não custa nada deixar o seu comentário logo abaixo, diz aí se gostou ou não, se aprendeu algo novo enfim. Seja bonzinho também e compartilhe com outras pessoas o conhecimento que acabou de adquirir, envie para suas redes sociais este post!

Um forte abraço e até a próxima!

One thought on “Raiz quadrada em Python

  1. Legal, mas estava procurando como fazer a raiz quadrada de um número negativo e de resultado imprimir um número negativo.

    Gostei da explicação, melhor que o do curso no Udemy que estou fazendo em Python.

    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *